terça-feira, 10 de março de 2015
Cádmio e Chumbo na Joalheria
O Cádmio, elemento químico de símbolo Cd, na joalheria tem como função retardar o ponto de fusão, característica importante para feitio de soldas, porém por tratar-se de substância cancerígena e tóxica, desde 1988 tem restrições quanto ao uso.
No final de 2010, a legislação americana restringiu o uso de Cádmio em joias e produtos domésticos, mas a batalha foi longa (dois anos para aprovação da Lei), e só conseguiram após a morte de duas crianças, que ingeriram a substância pelo hábito de se colocar a joia na boca.
Já Chumbo, elemento químico de símbolo Pb, pode causar sérios danos, como favorecer malformação fetal.
Sobre o assunto, Infojoia traz excelente notícia: Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) determinará limite para concentração de Cádmio e Chumbo em bijuterias e joias no Brasil.
Com aprovação de uma Norma muitos produtos importados serão barrados por conterem concentração de Cádmio além do permitido, e além da preservação de nossa saúde, isentará a contaminação de alimentos e ar.
Paralelamente estimulará revisão dos processos de produção, principalmente baixa fusão, que hoje utilizamos no Brasil, mesmo a maioria estando adequada aos níveis aceitos, já que temos verificado real empenho dos joalheiros responsáveis.
Cádmio
Chumbo
Fonte: Revista Diamond News e Infojoia
Imagens: Tabela Periódica e Infoescola
Marcadores:
cadmio,
cadmio bijuteria,
cadmio joalheria,
cadmio legislacao,
cadmio norma,
cadmio regulamentacao,
cadmio toxico,
chumbo,
curso desenho joias,
curso design joias,
intoxicacao cadmio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário