O diamante de 100,2 quilates leiloado esta semana originou muitos comentários na mídia, primeiro pela surpresa do tamanho bruto ser 200 quilates, depois pela beleza límpida resultante após mais de um ano de trabalho de lapidação e polimento no corte esmeralda e classificado na categoria “D”. Muita responsabilidade!!!
No momento de lapidar uma pedra, o profissional realiza cuidadoso estudo para avaliar qual corte exibirá maior beleza da gema, e neste caso a lapidação escolhida foi esmeralda, o que a princípio pode soar estranho: diamante lapidação esmeralda!?! Apesar da lapidação esmeralda ter sido desenvolvida para a gema homônima, pode ser aplicada em outras gemas, como também acontece com lapidação brilhante, desenvolvida para o diamante, mas pode ser realizada em outras gemas.
De acordo com a tabela GIA (Gemological Institute of América), a letra “D” indica máxima e excepcional transparência. A classificação da cor do diamante acontece segundo graus representados por letras e a escala de cores regulares varia do grau D (absolutamente incolor) ao Z (cor amarela, marrom ou cinza clara).
Fonte: G1, Gemas do Mundo
Imagem: Época Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário